Mesmo diante de uma simples bactéria pode ser observado que elementos como carbono, oxigênio, nitrogênio e hidrogênio estão constantemente interagindo e assim caracterizando uma organização autopoética que imprescinde da expressão de seu genoma para ser ativado. A expressão de um determinado gene necessita de RNA que proporcionará a tradução de proteínas, caracterizando a expressão gênica. Essa molécula atua aliando aminoácidos de uma proteína a partir de uma sequência específica de nucleotídeos presentes na molécula de DNA, molécula formada por nucleotídeos constituídos de fosfatos, bases nitrogenadas e desoxirribose, que é um açúcar estrutural imprescindível para a manutenção morfológica deste tipo de ácido nucleico, originada da ribose. E como adquirimos a desoxirribose para a manutenção estrutural de nosso genoma? Acontece que em nossa nutrição absorvemos, além das bases nitrogenadas e fosfatos, as riboses que, no interior das células, perdem um oxigênio de seu carbono 2', transformando-se em desoxirriboses. Por conta dessa origem a partir da ribose, presume-se que o RNA tenha sido o primeiro ácido nucleico a surgir e algumas evidências reforçam esta hipótese:
- O RNA é muito mais versátil para um processo replicativo do que o DNA,sendo assim, ideal para o processo de autopoiese dos primeiros seres vivos.
- O RNA apresenta apenas uma fita de nucleotídeos com ribose, açúcar precursor da desoxirribose.
- O RNA tem a potencialidade de viabilizar uma tradução sem a presença de DNA.
- O potencial catalítico do RNA é realizado por ribozimas.
- Molécula mais simples do que o DNA.
Atividade
A respeito dos ácidos nucléicos no processo evolutivo dos primeiros seres vivos e com os seus conhecimentos pode ser afirmado que:
1 - ( ) O primeiro ser vivo era desprovido de ácido nucleico com potencial replicativo.
2 - ( ) O RNA pode ser encontrado em todos os seres vivos participando como elo da expressão da informação gênica.
3 - ( ) A presença da desoxirribose nas células imprescinde da ribose absorvida.
4 - ( ) A autopoiese nos seres vivos depende de uma expressão gênica.
5 - ( ) As ribozimas são oligomoléculas de RNA que viabiliza a replicação do DNA.
